sexta-feira, 25 de maio de 2007

Adolescentes S/A

O tempo das “cantadas” chegou


As “cantadas” fazem parte da adolescência, e você estará se deparando com elas no dia-a-dia. Muitas são engraçadas e criativas, outras nem tanto... vão desde as clássicas “o seu cachorrinho tem telefone?” até os pedidos de autógrafo...
Elas podem vir de alguèm com boas intenções, que pensa em namoro de verdade. Mas há pessoas aproveitadoras cujo objetivo é apenas “tirar uma casquinha” de você. A Bíblia adverte: “Filhos, se homens perversos quiserem tentar você não deixe” (Pv 1.10).

Tenha cuidado para não se envolver com a primeira pessoa que aparece. Se você é uma moça, saiba lidar com as “cantadas” - embora os rapazes também as recebam -, que costumam ser freqüentes nessa fase da vida.
Você está no mundo mas não faz parte dele. O apóstolo Paulo disse “...não vos conformeis com este mundo...” (Rm 12.2). É necessário que você tenha muito cuidado para não ser influenciado pelos costumes e procedimentos mundanos, que nada têm a ver com os padrões apresentados na Palavra de Deus (1 Jo 2.15-17).

As aparências nem sempre enganam

As “cantadas” geralmente são precedidas de expressões corporais. Por exemplo, quando alguém estufa o peito, gesticula exageradamente, balança o corpo, ri muito (e alto), deixa objetos de valor à mostra, ajeita os cabelos, etc. Atente para os sinais. Se perceber que se trata de alguém querendo apenas se aproveitar, evite a aproximação.

Talvez você pense: “Ele é crente e freqüenta os cultos. Creio que é uma pessoa bem-intencionada”. Cuidado! Nem tudo que reluz é ouro. Não basta parecer ou dizer que é cristão. É preciso demonstrar isso (Mateus 7.20).

Semana que vem vamos falar de um tema muito comum entre os jovem: “O FICAR”. Você já ficou? Então não perca o nosso próximo papo!

Mais? Leia: Adolescentes S/A de Ciro Sanches Zibordi da editora CPAD

Nenhum comentário: