sexta-feira, 25 de maio de 2007

Guri

Futebol




O futebol é o esporte coletivo mais praticado no mundo. O torneio mais prestigiado do futebol é a Copa do Mundo Fifa, os maiores vencedores são Brasil (1958, 1962, 1970, 1994, 2002), Itália (1934, 1938, 1982, 2006) e Alemanha (1954, 1974, 1990).




História

Ninguém sabe direito quando surgiu o futebol, mas uma coisa é certa: há muito tempo o homem tem o hábito de chutar objetos! Mas, se o negócio é datar, há registros de um jogo chamado kemari, criado em 4500 a.C. no Japão. Na época dos imperadores Engi e Menrei, os nobres praticavam o kemari em volta das cerejeiras. A bola era feita com fibras de bambu e era tocada com as mãos e com pés, mas não era uma competição e o objetivo principal era não deixar a bola cair no chão.

O primeiro registro de uma partida de futebol no Brasil data de 1878, porém o ano de 1894 é considerado o marco inicial do futebol no Brasil. Nesse ano, Charles Miller, filho de ingleses, voltou da Inglaterra trazendo na bagagem duas bolas de couro e um uniforme completo de futebol. Em 1923, a C.B.D. (Confederação Brasileira de Desportos) organizou o primeiro campeonato brasileiro entre os times estaduais. Quem ganhou foi o São Paulo Atletic Club (clube que já não existe mais...)

Quem é quem?

O goleiro (ou guarda-redes em Portugal) é quem protege o gol. É o único jogador que pode usar as mãos, e mesmo assim só pode usá-las dentro da área. Sua função é impedir que a bola passe pelas traves. Os zagueiros ou centrais tem a função de ajudar o goleiro a proteger o gol, tentando desarmar os atacantes adversários. Os laterais ocupam as laterais do campo. Também ajudam o goleiro a proteger o gol e normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo. Os meias, médios, meio campista têm basicamente a função de fazer a conexão entre a defesa e o ataque do time, atuando tanto na marcação como nas jogadas ofensivas. O atacante ou avançado tem a função fundamental de fazer o gol (ou em Portugal, o golo).




O Gre-nal

O primeiro Grenal foi realizado no dia 18.07.1909, bem no começo do século. O Inter tinha um time jovem, recheado de inexperiência. Já o Grêmio, possuía um time valente, treinado e composto de experientes jogadores. Devido a essas circunstâncias, o Grêmio amassou o Inter com 10 gols no placar. Só para você ter uma idéia, o próprio fundador do Inter participou da partida. O tempo foi passando, a rivalidade ia aumentando e não é a toa que hoje, para muitos, essa é a maior rivalidade do país.


Nenhum comentário: